Um ERP é um sistema modular, ou seja, pode ser customizado de acordo com as necessidades das empresas. Sendo assim, trata-se de uma solução versátil, que pode ser contratada a um custo compatível com o seu orçamento.
Você poderá optar por agregar ou não alguns módulos como os descritos a seguir.

Vendas

Conciliação bancária, gestão de produtividade de equipes, relatórios de Ponto de Venda (PDV) e muito mais podem ser incluídos.

Compras

A rotina da área de compras é bastante difícil sem a aquisição de um ERP modular. Esse setor precisa operar junto a outros como estoque e vendas, dos quais depende para fazer suas requisições.

Recursos Humanos

Um RH que conta com um sistema integrado é muito mais ágil para cumprir com suas rotinas. Admissões, demissões, envio e recebimento de documentos são algumas das tarefas que podem ser aceleradas. Além disso, um setor de Recursos Humanos estratégico não pode renunciar aos dados estruturados que um ERP pode gerar.

Gestão de Projetos

Em novos projetos, é comum a participação de setores distintos e interdependentes. É o caso, por exemplo, de ações de marketing em que vendas e estoque precisam se alinhar. Isso é facilitado quando eles estão integrados por um sistema unificado de gestão.

Contabilidade

Já destacamos a contabilidade, mas não custa relembrar que se trata de um dos setores mais beneficiados por um ERP. Um módulo contábil, portanto, é praticamente obrigatório em um sistema desse tipo.

Financeiro

Enquanto a contabilidade lida com impostos e tributos, o financeiro é responsável por cuidar do orçamento e da sua melhor aplicação. Portanto, é um módulo estratégico para negócios de todos os segmentos.

Fabricação

Unidades fabris ou linhas de montagem eficazes operam, em geral, baseadas em ferramentas como o Overall Equipment Effectiveness (OEE). Esse recurso depende de um ERP para ser aplicado.

Armazenamento de dados

A gestão de dados é outro módulo essencial. É especialmente útil para empresas que emitem muitas notas fiscais e precisam o tempo todo buscar arquivos XML. Com um ERP, encontrar esses arquivos é bem mais fácil.

Cadeia de suprimentos (supply chain)

As operações logísticas são o melhor exemplo de aplicação de um ERP, já que só são possíveis quando agentes produtivos estão em perfeita sincronia. Produtores, distribuidores e revendedores têm muito a ganhar quando contam com esse módulo.

Customer Relationship Management (CRM)

Relacionar-se bem como os clientes não significa apenas ser simpático e atencioso. Um relacionamento de qualidade é aquele no qual sua empresa tem dados de consumo e demográficos atualizados e coletados de fontes diversas. Tudo isso só é possível quando você conta com o módulo de CRM.

Se quiser saber como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato conosco.

Saiba mais